4ª Imersão do Conhecimento Poços de Caldas – MG
De 30 de Abril a 02 de Maio
Grade prévia de palestrantes

Ana Maria Falcão de Aragão

Psicóloga. Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas -SP.

TEMA

Coma tudo, mas sem saborear: A relação indissociável entre fazer e pensar a docência.

Ângela Mathylde Soares

Professora, Pedagoga, Psicopedagoga, Psicanalista, Escritora, CEO da clínica Aprendizagem e Companhia-Saúde integral e Instituto. Profa. e Coordenadora da Faculdade Plus na região sudeste. Conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), Presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil, Diretora do Grupo de Investigação Clinica em Saúde e Educação da União Europeia /G3TES. Vice-diretora acadêmica da Associação Mineira de Psicanálise (AMAP). Integrante do projeto de pesquisa. Escritora de livros infantis e didáticos, Autora de artigos e textos científicos. Ganhadora de vários prêmios Profissional de Expressão e de destaque em 2009 até 2015. Reconhecimento Europeu PROFI CONCEPT -Professora Honorária.

TEMA

Programa Multidisciplinar de intervenção em sala de aula.

Luís Miguel Neves (Internacional)

Área de competência: Psicologia Clínica / Educacional; Gestão de Recursos Humanos;Segurança e Higiene do Trabalho; Mediação de Conflitos; Formação Profissional. Fez o mestrado em Gestão em Recursos Humanos, foi orientador de Estágios de membro Estagiários da Ordem de Psicologia Portugueses e docente do Ensino Superior INUAF (Instituto Superior Dom AfonsoIII).

TEMA

A confirmar o tema

Donalda Maria da Silva Baeta (Internacional)

Professora Doutora honoris Causa. Mestre em Psicologia da Educação. Especialista em Necessidades Educativas Especiais. Licenciada: Psicologia e 1º Ciclo do Ensino Básico. Pós-Graduação: Domínio Cognitivo-Motor; Domínio Emocional-Personalidade; Psicoterapia Cognitivo-Comportamental; Avaliação do Desenho Infantil; Supervisão Educativa e Alfabetização de adultos. Membro dos orgãos de gestão do agrupamento de escolas João de Deus(AEJDFaro); Membro do Gabinete de apoio ao aluno e a família(GAAF).

TEMA

Palestra: Síndrome de Down: Da Detecção a Intervenção

Marta Relvas

Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre e doutora em Educação. Realizou estudos de Pósdoutorado no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). É professora colaboradora na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), no Programa de Pós-graduação em Educação. Interessa-se por estudos e pesquisas tendo a diferença como valor humano: a coexistência da inclusão/exclusão na contemporaneidade, mecanismos de exclusão na escola e sociedade, processos dialógicos inovadores e inclusivos para uma educação democrática, inclusão e diferença no contexto escolar e universitário, inclusão, diferença e direitos sociais. É autora de livros, capítulos e artigos em periódicos nacionais e internacionais. É coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI/CNPq).

TEMA

A confirmar o tema

Jaime Zorzi

Fonoaudiólogo formado pela PUC de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela PUC (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Ex- Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Ex- Conselheiro do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 2ª REgião e ex- Conselheiro Diretor do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professor de cursos de graduação em fonoaudiologia na PUCSP e na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atua no CEFAC Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização, aprimoramento e extensão nas áreas da Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem e Neurociências. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional (alfabetização de alunos com problemas de aprendizagem). Seu protocolo para avaliação de desempenho ortográfico e seu programa de ensino de ortografia têm sido sistematicamente utilizados por educadores da rede pública e privada, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Na área da Educação Infantil, desenvolveu programa para o desenvolvimento de competências para o aprendizado da linguagem escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio “Mérito Fonoaudiológico” em 2010.

TEMA

A confirmar o tema

Luciana Haddad Ferreira

Luciana Haddad Ferreira (Nana) é pesquisadora e docente permanente do Programa de Pós- Graduação em Educação da Unimep. Realizou estágio Pós-Doutoral no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (linha de pesquisa Psicologia e Arte), é Doutora em Educação pela Unicamp (linha de pesquisa Psicologia Educacional), possui especialização em Arteterapia e em Educação, com complementação internacional. Graduada em Pedagogia também pela Unicamp, tem pesquisas relacionadas a aproximações entre Narrativas, Arte, Estética e Experiência no contexto da Formação Continuada de Professores. Tem experiência em gestão e docência na Educação Básica, docência no Ensino Superior, orientação de pesquisas acadêmicas e como formadora de professores. É autora do livro “Arte de olhar: percursos em Educação” e possui diversas produções intelectuais na mesma área, em capítulos de livros, artigos

TEMA

A relação indissociável entre fazer e pensar a docência

Luciana Mendonça Alves

Fonoaudióloga. Especialização em Linguagem, Voz e Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutora pelo Laboratoire Parole et Langage (Université Aix-en-Provence – França). Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e docente da do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora colaboradora do LETRA (Laboratório de Estudos dos Transtornos da Aprendizagem) do HC – UFMG.

TEMA

Monitoramento da fluência leitora em alunos regulares e na educação especial

Shirlei Lizak Zolfan

Mestre em Educação, Psicopedagoga, Psicóloga. Atuo em consultório particular na linha Comportamental desde 1991, atendendo crianças, adolescentes e adultos com TEA, Tdah, problemas de aprendizagem, ansiedade, Toc, depressão e outros. Sou docente em cursos de graduação e pós-graduação. Dou orientação de TCC e Iniciação científica. Participei da elaboração do protocolo do Autismo da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

TEMA

Situação do Autista adulto: Do diagnostico a inclusão no ensino e/ou no mercado de trabalho.

Maria Terezinha Teixeira dos Santos

Doutora em educação pela Unicamp e Mestra em Filosofia e História da Educação pela PUC SP. Atua na formação de professores e gestão escolar. É pesquisadora do Leped na Unicamp. Experiência em administração pública como Secretária Municipal de Educação em três gestões. É autora do livro Bem vindo à escola: a inclusão nas vozes do cotidiano.

TEMA

Inclusão: a escola comum aberta às diferenças

Júlia Eugênia Gonçalves

Possui graduação em História(bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (1972), graduação em História(licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1977). Especialização em Psicopedagogia Clínica por E.PSI. BA, Argentina;especialização em Tutoria Virtual pela OEA- Organização dos Estados Americanos; especialização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, Virtual Educa, Argentina; Concluiu os créditos do Programa de Doutorado em Ação, Comunicação e Conhecimento do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de León, Espanha, tendo obtido o certificado de suficiência investigadora. Tem formacao na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein, sendo mediadora do PEI- Programa de Enriquecimento Instrumental n[iveis 1 e 2. Foi membro do Conselho Nacional da ABPp de 1997 a 2010.Atualmente é presidente da Fundação Aprender para Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia,em Varginha, MG, coordenadora e docente de cursos de Pós- Graduação Lato-Sensu em Psicopedagogia. Exerceu a função de professor conteudista e formador junto ao CAED- Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG_ Universidade Federal de Minas Gerais.Coordenou o Projeto de Educação a Distância – e os cursos de pós-graduação na área de educação, modalidade EAD da Fundação Hermínio Ometto- Uniararas. Tem experiência na produção de material instrucional para EAD . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia , atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, educação, gestão educacional, dificuldades de aprendizagem ,

TEMA

Psicopedagogia para Adultos e Idosos

Nivânia Maria de Melo reis

Terapeuta ocupacional, especialista em educação especial, mestre em educação pela FAE UFMG. Doutoranda em educação pela PUC Minas, professor assistente IV na PUC Minas nos cursos de graduação e especialização; coordenação da área de ações inclusivas do curso de pedagogia da PUC Minas; diretora clínica da Lumen Equipamentos Terapêuticos Ltda; consultora em inclusão, acessibilidade e tecnologia assistiva em escolas.

TEMA

tecnologia assistiva na educação inclusiva e comunicação

Alessandra de Melo Isaac Silveira

Autora do livro “O Processamento Visual – Avaliação para crianças em alfabetização”. Mestre em Educação pela UNIVÁS-MG,Psicopedagoga Clinica e Institucional pela FAI-MG, Especialista em Educação Infantil pela UNIFEG, graduada em Pedagogia pela UNINTER e em Matemática / Magistério pela UNIFEG (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé). Possui grande experiência na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, atuando dentro da sala de aula no processo de alfabetização de crianças em escolas dos Sistemas de Ensino Anglo e lecionando em institutos de Pósgraduação.

TEMA

O processamento Visual na alfabetização.

Maria José Viana Marinho de Mattos

Pedagoga. Pós-doutorado em Educação e Curriculo pela Puc/SP. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação Unicamp. Docente do curso de Psicologia e Psicopedagogia da Puc Minas/Poços de Caldas. Atua no Espaço Saberes – Psicologia e Educação

TEMA

Educação Inclusiva e seus desafios Contemporâneos

Adnei Pereira de Moraes

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília. Especialização em Psiquiatria pela Universidade de Brasília. Especialização em Medicina Ocupacional pela Unicamp. Chefe de Gabinete da Presidência do Inamps e da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde. Ex Assessor dos Ministros da Saúde: Henrique Santillo, Adib Jatene, José Serra, Saraiva Felipe e Agenor Alvares. Ex Coordenador de Organização de Projetos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde. Consultor em Saúde Pública do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/ONU. Foi chefe de gabinete da presidência do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde.

TEMA

Desenvolvimento Infantil: Prevenção contra a violência.

Adriana Sanches

Graduação em Bacharel e licenciatura em Educação física ( Faculdades Integradas ASMEC/ UNISEPE) Pós em Saúde Corporal e Desempenho Físico ( UNISEPE) Atua como Personal trainer- Musculação ( Montagem e Elaboração de Programas de Treinamento).

TEMA

Manipulação e Liberação Miofascial- Do Alongamento a Flexibilidade Funcional.

Ana Cristina Limongi França

Professora Titular e Sênior da FEA/USP, psicóloga do trabalho e organizacional, mestre, doutora e livre-docente. Pró-reitora de Cultura e Extensão da USP 2016-2018. Membro do Fórum Interreligioso da Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo desde 2016. Atuação nacional e internacional em pesquisa, docência e consultoria. Autora dos Livros. Trabalhou no SESI – Serviço Social da Industria. Empresas do Sistema Financeiro. Consultoria em empresas públicas e privadas. Membro fundador da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática de 2013 a 2017, Acadêmica da Academia Brasileira de Qualidade e Academia Paulista de Psicologia, Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da USP entre 2016. -2018. – Participante do CPCL 2008 da Harvard Business School, Professora convidada na Universidade Eduardo Mondlane e ISPU Moçambique, Escola de Estudos Avançados da Universidade Del Valle – Cali, Colômbia, Membro da Rede Ibero-Americana de Psicologia Organizacional e do Trabalho – RIPOT e Rede Lusófona ALGA.

TEMA

Mesa Redonda: Qualidade de vida no Trabalho.

Ana Paula Tranches

Formação em Magistério, graduada em Gestão Empreendedora de Negócios e Pós Graduada em MBA de Gestão de Pessoas. De 2007 a 2008 foi Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Poços de Caldas (CONPEDE). Foi idealizadora e intermediou a vinda da unidade da AACD para Poços de Caldas. Desde 2006 se dedica a ADEFIP, ocupando o cargo de Presidente Voluntária da Instituição de 2012 até os dias atuais.

TEMA

A confirmar o tema

Angel Roberto Barchuk

Possui graduação em Licenciatura em Biologia (1995) e Bacharelado em Genética (1996) – Universidad Nacional de Misiones, Argentina; Mestrado e Doutorado em Ciências (Genética) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000 e 2004). Fez Pós-Doutorado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e no Visual Sciences, Research School of Biological Sciences, Australian National University (2004-2007). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas, UNIFALMG, e Professor Orientador credenciado nos Programas de Pós- Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (UNIFAL-MG), Biociências aplicadas à saúde (UNIFAL-MG), e em Entomologia (FFCLRP-USP).

TEMA

A confirmar o tema

Beatriz Picolo Gimenes

Doutoranda em Ciências (EPE-UNIFESP). Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP). Licenciatura Plena em Matemática. Psicóloga Clínica e Institucional. Formação em Psicologia e Licenciatura. Especializada em: Psicopedagogia Clínica (UMESP); Terapia Familiar em Hospital (Psiquiatria-UNIFESP/EPM); Ciências Visuais (Oftalmologia- UNIFESP); Psicobiofísica (Universidade Internacional Ciências do Espírito/ Zootecnia-USP); Psicoterapia Corporal (NE Neo Reich Brasilda Rocha); e, TDAH e Dislexia (FMABC). Membro dos Grupos: Estudos do Brinquedo “GeBrinq” (EPE-UNIFESP) e do “Brincar: Aprendizagem e Saúde” (ANPEPP). Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri). Titular das Associações Brasileiras: Psicopedagogia e Terapia Familiar e da International Toy Library

TEMA

Mesa Redonda/Palestra: Brincar e jogar como preparo para a gameficação.

Eduardo Leite Ribeiro do Valle

Doutorando em Neurociências na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – FMUP. Graduado em Medicina e Titulo de Especialista em Neurologia clínica, com ênfase em Neurofisiologia clínica e Medicina do Sono. Professor da Faculdade de Medicina UNIFAE – São João da Boa Vista – SP, Membro do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono Prof. Rubens Reimão do Hospital das Clinicas de São Paulo – FMUSP. Membro da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) e membro do Grupo de Estudo Internacional da Síndrome das pernas inquietas (IRLSSG)

TEMA

Mesa Redonda/Palestra: O Sono, seus transtornos e sua interferência na qualidade de vida diária

Francisco Baptista Assumpção Junior

Possui graduação em Medicina pela Fundação do ABC (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e livre docência pela Faculdade de Medicina da USP (1993) atualmente é professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência mental, sexualidade, psiquiatria infantil e autismo.

TEMA

Mesa Redonda/Palestra: Os Paradoxos da Inclusão.

Henrique Maia Veloso

Bacharel em Administração pela FACE/UFMG (1997), mestre em Administração pelo CEPEAD/UFMG (2000) e Doutor em Administração pela FEA/USP (2008). É professor Adjunto IV na PUC Minas, ministrando nos curso de Administração, Engenharia de Produção e Fisioterapia.Também é professor do curso de Administração da PUC Minas Virtual. Foi coordenador do curso de Administração entre 2001 e 2005 e Diretor de Graduação do Campus Poços de Caldas da PUC Minas entre 2006 e 2008. Foi Coordenador da Clínica de Fisioterapia do Campus da PUC Minas em Poços de Caldas em 2009. De 2010 a 2014, foi, coordenador de Pesquisa e Pósgraduação do Campus de Poços de Caldas da PUC Minas. Desde 2014 está como Coordenador do curso de Graduação em Administração e como membro da Câmara do Departamento de Administração da PUC Minas. É coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão Avançada de Pessoas da PUC Minas em Poços de Caldas desde 2001. Homenageado pela Câmara Municipal de Campestre pelo desenvolvimento do projeto “Campestre Rumo ao Futuro” em 2010. Agraciado com a Medalha Santos Dumont pelo Governo de Minas Gerais em 2014 e homenageado pelo 29º Batalhão de Polícia Militar em 2016 pelos serviços prestados em colaboração científica e docência.

TEMA

Mesa Redonda-Palestra: Stress no trabalho.

Júlia Eugênia Gonçalves

Doutora em Pedagogia pela Universidade da Espanha. Júlia Eugênia é presidente da Fundação Aprender, membro eleito do Conselho Nacional da ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia – e coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia oferecidos em parceria com a faculdade Promove, em Varginha e com a FAI-Faculdade de Administração e Informática – em Santa Rita do Sapucaí.

TEMA

Mesa Redonda/Palestra: Psicopedagogia para Adultos e Idosos

Isabel R. do Valle Teixeira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado (1997) e Doutorado em Entomologia (2002) pela mesma instituição, todas no campus de Ribeirão Preto, SP. Atua na formação de professores de Biologia desde 2001, a princípio no Unifeg (Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé) e, de janeiro de 2011 até hoje, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia onde é Servidora Pública Federal, atuando como Professora sob regime Integral com Dedicação exclusiva. Foi Coordenadora do curso de Ciências Biológicas de 2003 a 2010 no Unifeg e de 2011 a 2013 no IFSULDEMINAS campus Muzambinho. Tem experiência didática em várias disciplinas, tais como Fisiologia Geral e Anatomia, Citologia, Zoologia de Invertebrados e Vertebrados, entre outras de cunho biológico. Como pesquisadora tem experiência científica na área de Zoologia, com ênfase em Fisiologia, Comportamento animal e Ecologia de Insetos. Como ação de extensão e ensino, desde agosto de 2012 a dezembro de 2014, atuou como coordenadora de área do PIBID – BIOLOGIA – campus Muzambinho e em 2015 e 2016 com novas metodologias de Ensino de Biologia para alunos com deficiências Visuais. Desde 2016 coordena o Meliponário de Poços de Caldas, que oferece atividades de educação ambiental.

TEMA

Mesa Redonda/Palestra: A Educação em saúde ocupacional para as profissões ligadas à tecnologia da informação: Debates Possíveis.

Larisse Junqueira Mendes de Carvalho

Pedagoga pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional(PUCMinas). Mestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (FCM/UNICAMP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (FCM/UNICAMP). Atua como coordenadora técnica e pedagógica do Centro de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas-ADEFIP-MG.Presta assessoria escolar para a rede regular de ensino e ministra cursos de formação continuada.Áreas de atuação e interesse: políticas públicas voltadas à inclusão escolar, deficiência física, tecnologia assistiva.

TEMA

Palestra: O trabalho em rede na perspectiva da inclusão escolar.

Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), Mestrado em Psicologia Escolar e Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), Doutorado em Ciência pelo Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo, (2011). Especialização em Psicologia do Sono, pelo Núcleo Interdisciplinar da Ciência do Sono (2017). Psicóloga do Sono por Notório Saber, pela Associação Brasileira de Medicina do Sono (2017). MBA em Gestão Executiva em Psicologia Organizacional e do Trabalho, AVM Faculdade Integrada (2013). Especialização em Psicologia Clínica e Psicopedagogia (CFP, 2000). Extensão em Competências Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas (2009). International Couch pela Lambent do Brasil (2005). Foi Professora de cursos de pós-graduação em Psicopedagogia (PUC/MG) e de curso de graduação em Neuropsicologia (PUC/MG). Premiação Erasmos+, da Comunidade Europeia. Prêmio Ser Humano; pela Associação Brasileira de Recursos Humanos da ABRH-MG. Atualmente, membro ad hoc do Conselho Editorial da Revista Psicopedagogia (ABPp). Parecerista na Educação em Revista (Unesp, Marília/SP). Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Membro Diretor da Associação Brasileira do Sono, Regional de Minas. Atuou presidente/organizadora de Congresso Interdisciplinar (nacional e internacional) anual nas áreas de Saúde, Educação e Trabalho até 2017. Membro da Academia Poçoscaldense de Letras. Presidente de Honra do Instituto de Neurociências e Tecnologia Dr. Marcio Ribeiro do Valle. Autora/organizadora de livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas.

TEMA

Mesa Redonda/Palestra: Desenvolvimento Sócioemocional da Criança na Educação Infantil

Maria José Viana Marinho de Mattos

Possui graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia; especialização em Educação Multidisciplinar pelo NIMEC/UNICAMP (1994); mestrado (1999) e doutorado (2004) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Desenvolveu atividade docente na graduação e Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia na PUC Minas no Campus Poços de Caldas até 2008. Tem experiência em Coordenação de curso, Diretoria de Graduação e Pró-reitoria adjunta (2005-2008). Atuou como Pró-reitora do Núcleo Universitário da PUC Minas em Contagem (set/2008 a maio/2011). Atualmente está realizando o Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação/Currículo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP. Tem publicações e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, políticas públicas e ensino superior

TEMA

A confirmar o tema

Maria Helena Braga

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina (1970). Atualmente é diretora – Colégio Pio XII, diretora pedagógica da Cooperativa dos Profissionais em Educação de Poços de Caldas, professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Poços de Caldas e professora – Autarquia Municipal do Ensino de Poços de Caldas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Supervisão/Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente no seguinte tema: Gestão, Supervisão e Docência. Atual Secretária Municipal de Educação de Poços de Caldas MG.

TEMA

A confirmar o tema

Maria Terezinha Teixeira dos Santos

Pedagoga pela PUCCAMP- Campinas – SP; Mestra em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP e Doutora em Educação pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – SP . É pesquisadora do LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da UNICAMP na área de Formação de Professores. Tem atuado em consultorias para a SECADI- Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC- Ministério da Educação. Atua nas áreas de docência, pesquisa e extensão em formação de professores e educação inclusiva.

TEMA

Mesa Redonda/Palestra: Inclusão: a escola comum aberta às diferenças.

Sigmar Malvezzi

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1969), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), Doutorado em Department Of Behaviour In Organizations – University of Lancaster (1989) e Livre Docência na Universidade de São Paulo (2006). Atualmente professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, professor visitante da Universidade Icesi de Cali, professor visitante – Universidad de Belgrano e professor visitante – Universidad Tecnologica Nacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização, trabalho, recursos humanos, globalização, gestão e psicologia.

TEMA

A confirmar o tema

Shirley Zolfan

Professora e Pesquisadora Convidada da Cidade do Cérebro Palestrante, Conferencista e Consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano. Bióloga, Neurobióloga, Psicopedagoga, Psicanalista, Pós Graduada em Anatomia Humana, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem e Membro Associada da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento.Mentora e Professora do Curso de Pós Graduação de Neurociência Pedagógica da Faculdade Integrada AVM-UCAM/RJ, ministrado as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional, e Neurociência e Educação.

TEMA

A confirmar o tema

Silvia Ester Orrú

Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre e doutora em Educação. Realizou estudos de Pósdoutorado no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). É professora colaboradora na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), no Programa de Pós-graduação em Educação. Interessa-se por estudos e pesquisas tendo a diferença como valor humano: a coexistência da inclusão/exclusão na contemporaneidade, mecanismos de exclusão na escola e sociedade, processos dialógicos inovadores e inclusivos para uma educação democrática, inclusão e diferença no contexto escolar e universitário, inclusão, diferença e direitos sociais. É autora de livros, capítulos e artigos em periódicos nacionais e internacionais. É coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI/CNPq).

TEMA

A confirmar o tema

ATENÇÃO: Esta grade poderá sofrer alterações, gentileza conferir a grade oficial que será disponibilizada na semana que antecederá o evento ou na data a ser informada posteriormente para a escolha de atividades.